26 outubro 2010

16 outubro 2010

Os benefícios do cochilo

Estudo apresentado este ano por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que cochilar por no máximo 30 minutos, entre 12h e 15h, melhora o rendimento no trabalho, na escola e nas tarefas diárias. Além disso, fortalece a capacidade de pensamento e de absorção de novas informações. No ambiente profissional, dormir brevemente após o almoço pode representar uma melhoria significativa na produtividade e na qualidade de vida do empregado. "Os cochilos diminuem a sonolência, melhorando consideravelmente o estado de alerta, o que melhora o desempenho no trabalho", explica a Dra. Frida Marina Fischer, presidente da Comissão Técnica de Organização do Trabalho da Anamt.

A especialista elaborou um artigo científico sobre o tema, no qual analisou as condições ambientais e organizacionais do cochilo e a sua importância durante o trabalho noturno entre profissionais de enfermagem. Entre outros benefícios, Fischer concluiu que, além de melhorar o estado de alerta durante o trabalho, o hábito pode contribuir para compensar a reduzida duração do sono noturno.

Já muito comum em países europeus, como a Espanha, a soneca está ganhando espaço nas empresas brasileiras, que começam a investir em ambientes chamados "cochilódromos", feitos especialmente para a prática. Recentemente, uma indústria de móveis de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, criou um cômodo amplo com 25 leitos, onde os funcionários podem descansar por até 45 minutos após o almoço.

Para as pessoas que trabalham no turno da noite ou em plantões longos, o cochilo auxilia a reduzir a fadiga e a sonolência. De acordo com Fischer, "usualmente sente-se muito sono durante a noite, quando estamos trabalhando num período em que deveríamos estar repousando". Dessa forma, mesmo no período noturno, a prática surte efeitos positivos para o profissional.

No entanto, os relatos das 20 participantes da pesquisa realizada pela médica do trabalho reforçam que, para que os benefícios dos cochilos sejam obtidos satisfatoriamente, também é importante que sejam implementadas condições adequadas para tal. Segundo elas, apesar da permissão para o cochilo, não havia espaço e poltronas disponíveis para todos na sala destinada ao descanso.

A sesta ao redor do mundo

Na Espanha, o hábito de cochilar após o almoço, chamado sesta (siesta), é uma instituição. Entretanto, causa estranheza aos estrangeiros a duração da hora do almoço. Em Barcelona, por exemplo, o intervalo pode ser de mais de duas horas, tempo em que o trabalhador volta para casa, almoça, descansa e retorna ao trabalho. Para equilibrar, é comum na região da Catalunha terminar o expediente depois das 20h. A prática espanhola também é encontrada em países da America Latina, China, Índia e Grécia, por exemplo.

Mas os benefícios do cochilo breve, com 15 a 30 minutos de duração, estão sendo comprovados na prática em diversas nações e têm recebido boa aceitação nos ambientes profissionais. Exemplo disso foi a ideia de uma empresa argentina de construir um "cochilódromo" no centro de Buenos Aires, em junho deste ano.

De acordo com um jornal brasileiro de grande circulação, o serviço disponibilizado pela companhia inclui massagens e chá para ajudar no relaxamento. O atendimento não é barato: cada sessão de 25 minutos de cochilo custa cerca de R$ 45, e os pacotes com massagem custam em torno de R$ 80.


Data: 15/10/2010 / Fonte: ANAMT

13 outubro 2010

Acidente com grua mata dois operários em condomínio de luxo em Salvador

Dois operários morreram e um ficou ferido em consequência da queda de uma grua no canteiro de construção do Condomínio Le Parc, um empreendimento de luxo que está sendo erguido na avenida Luís Viana Filho, a mais movimentada de Salvador. O acidente ocorreu às 10h desta quarta-feira (8), quando Leandro Marques Cardoso, 28, e Roberto Robson dos Santos, 26, desmontavam o equipamento que atinge alturas elevadas e pode transportar muitas toneladas.

Com a queda da grua, os dois operários foram arremessados ao chão e morreram na hora. De acordo com Erisvaldo Pereira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção da Bahia, Leandro e Roberto estavam trabalhando em um prédio de 16 andares. A outra vítima, que passava pelo local, foi atingida por uma parte do equipamento. O operário, cujo nome não foi divulgado, foi transportado para o HGE (Hospital Geral do Estado), mas não corre risco de morte. Pereira disse que ele deu entrada no hospital com uma das pernas quebradas.

Após as mortes dos dois operários, as atividades na obra foram interrompidas. Erisvaldo Pereira disse que nesta quinta-feira (9), a partir das 5h30, sindicalistas e trabalhadores vão fazer uma manifestação em frente ao condomínio para cobrar dos responsáveis pela obra mais segurança. No ano passado, o operário Genildo dos Santos, 28, também morreu no local, após cair de uma laje.

O Le Parc, que deve ser entregue em abril do ano que vem, está sendo construído em uma área de 100 mil metros quadrados (18 torres), com uma infraestrutura que conta com cerca de 80 itens de lazer. A área dos apartamentos varia de 142 a 243 metros quadrados. Em nota, através de sua assessoria de imprensa, a Cyrella Andrade Mendonça, responsável pelo empreendimento, informou que lamenta o acidente, mas acrescentou que os funcionários mortos eram contratados pela Tecnotrav, empresa terceirizada na obra.

De acordo com a nota, a Tecnotrav é especializada em montagem e desmontagem de gruas e foi contratada para atuar no empreendimento, “sendo responsável, ainda, pela segurança dos operários que operam seus equipamentos”. O gerente da empresa, Abelardo Tavares, disse que, no primeiro momento, está dando todo o apoio aos familiares das vítimas. “Depois é que vamos pensar nas outras coisas. Agora, é hora da solidariedade e da assistência.”

O Sindicato da Indústria da Construção Civil informou que, neste ano, aconteceram 65 acidentes envolvendo operários em obras _14 pessoas morreram.

12 outubro 2010

Poeira Explosiva

Neste DDS vamos falar sobre alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a formação de poeira explosiva.

Todos vocês já leram ou ouviram relatos sobre exposições de poeiras e sabem que muitas poeiras podem explodir se houver corretas condições para tal. Qualquer um de nós pode passar por uma situação como esta.

A poeira de qualquer substância que possa ser mantida queimando quando você coloca fogo explodirá sob certas circunstâncias. Duas coisas são necessárias para esta explosão: a poeira deve ser fina o suficiente e deve ser misturada a quantidade certa de ar.

A poeira não explodirá quando estiver no chão ou em camadas sobre as coisas. Mas se você chutá-la um pouco, formando uma nuvem no ar, você terá uma condição explosiva. Adicione uma centelha ou uma chama a esta condição e ela poderá explodir.

Para explodir a poeira tem que ser fina o suficiente para pegar fogo facilmente. A poeira de madeira, por exemplo, não precisa ser tão fina quanto a poeira de carvão.

As partículas de poeira têm que estar próximas o bastante para que se obtenha a quantidade certa de oxigênio para queimar.

Os pós de metais podem ser explosivos se forem finos o bastante para passar através de uma tela de 500 mesh. Estas poeiras são explosivas da mesma forma que a madeira e o carvão. Pós de magnésio, alumínio e bronze são muito explosivos.

Sempre que uma poeira explosiva é lançada no ar, a mistura certa com o ar provavelmente ocorrerá em algum ponto de nuvem formada - durante um segundo ou dois pelo menos. Nesses casos, você terá o necessário para a ocorrência de um incêndio ou explosão.

Se houver muita poeira a sua volta, você terá duas explosões geralmente é pequena, mas lança mais poeira no ar. Aí acontece a explosão maior e mais perigosa.

A poeira em áreas abertas criará apenas uma grande labareda. Em espaços fechados, como numa mina de carvão, a poeira poderia produzir pressões que nenhum bloco de concreto suportaria.

Os edifícios novos, que alojam processos e apresentam este risco, assim como moinhos, elevadores de cereais e oficinas de usinagem de metais, são projetados com seções de paredes ou teto que se abrem e deixam a pressão sair, antes que atinjam um nível muito alto.

As explosões de poeira podem ser evitadas se os três princípios abaixo forem aplicados:

• Mantenha a poeira separada do ar o máximo possível;

• Não deixe a poeira se acumular, limpando-a sempre;

• Mantenha as fontes de ignição afastadas.

Para limpar poeiras explosivas, use uma vassoura de fibra macia ou um aspirador de pó - nunca use vassoura ou espanador do tipo doméstico.

Fonte: DDS OnLine

Cuidados com o vidro quebrado

Recentemente uma mulher trabalhando num balcão de supermercado teve sua rotina subitamente interrompida, quando uma garrafa caiu e estourou perto dela, sendo atingida pelos cacos e sofreu pequenos cortes.

Um vendedor de uma loja de luminárias demonstrava um abajur de louça, quando o cliente caiu acidentalmente sobre o abajur sofrendo cortes no punho.

Um trabalhador de manutenção foi atingido no olho por um caco de vidro quando uma janela caiu.

A lista de feridos poderia continuar, passando pelo caso de uma pessoa que tromba com uma porta de vidro até a queda de um copo de vidro no banheiro. Porém, a história da segurança não termina com ferimentos. Alguém tem que limpar o vidro quebrado e esta tarefa exige o maior cuidado. Os ferimentos causados ao recolher os cacos de vidro, ou por não recolhê-los, não costumam virar “manchete de jornal“, mas fazem seus estragos com freqüência através de cortes, ferimentos atingindo pequenas artérias e posteriores infecções.

Neste DDS, vamos lembrá-lo que sempre se deve tomar cuidado quando lidar com cacos de vidro. Se você se cortar busque os primeiros socorros imediatamente. Garrafas ou copos quebrados nunca devem ser colocados diretamente no lixo. Se não puder reciclá-los, acondicione os cacos numa folha de jornal ou outro papel resistente e se possível rotular com o dizer “contém vidro quebrado”. Se estiver trabalhando com maquinário, desligue-o antes de começar a remoção do mesmo.

Os trabalhadores que forem regularmente expostos a riscos de vidro quebrado, devem usar o equipamento de proteção individual apropriado. Este equipamento é constituído de óculos de segurança, luvas ou máscaras, dependendo do tipo de trabalho. As luvas e protetores de braços, assim como a bota de segurança são necessárias.

Ocasionalmente, nós mesmos quebramos um copo de vidro. Neste caso os cacos podem ser coletados usando-se um pedaço de papelão. As partículas menores podem ser recolhidas com folhas absorventes, que devem ser enrolados e marcadas como tendo vidro quebrado. Nunca use toalhas ou guardanapos de tecido para coletar as partículas de vidro. O uso de uma pá de lixo, de uma vassoura ou rodo de borracha também é um método seguro para lidar com esta situação. As pessoas que trabalham com vidro devem ser alertadas constantemente quanto a quebra, mau empilhamento e caixas defeituosas. Um ferimento sério pode ocorrer se você cair ou esbarrar numa caixa ou prateleira onde o vidro quebrado possa ter sido deixado.

Algum dia você pode lidar ou tentar abrir recipientes de vidro que podem quebrar. Neste caso proteja suas mãos com toalhas grossas. Se houver suspeita de vidro quebrado num local contendo água, primeiramente faça a drenagem da água do local para posterior remoção do vidro.

O vidro quebrado deve ser coletado e descartado imediatamente de uma maneira que seja segura para você, sua família e para os outros.

Fonte: DDS OnLine

DDS Ergonomia

Dds Ergonomia                                                            

Segurança em Edificações

Esse foi um livro bem interessante que encontrei na net, pra quem trabalha no segmento é interessante, ou até pra quem busca um pouco mais de conhecimento.

Segurança na Edificação                                                            

09 outubro 2010

Novo Telecurso Profissionalizante – Higiene e Segurança no Trabalho – Aula 01

Você conhecerá o conceito legal de acidente do trabalho, aprenderá que doença profissional também é acidente e saberá sobre a prevenção e as consequências dos acidentes.



Fonte: GloboVideos

Novo Telecurso Profissionalizante – Higiene e Segurança no Trabalho – Aula 02

Você estudará as condições ambientais e sua influência sobre a saúde do trabalhador, e verá que os riscos podem ser físicos, químicos, biológicos ou, ainda, ergonômicos.



Fonte: GloboVideos

Novo Telecurso Profissionalizante – Higiene e Segurança no Trabalho – Aula 03

Você descobrirá quais são as atividades prevencionistas desenvolvidas pelas empresas e aprenderá quais são as diferenças entre a proteção coletiva e a proteção individual.



Fonte: GloboVideos

Novo Telecurso Profissionalizante - Higiene e Segurança no Trabalho - Aula 04

 Nesta teleaula você vai aprender sobre a prevenção de incêndios. Além de ter as primeiras noções sobre a combustão, você conhecerá o tetraedro do fogo - com os fatores que provocam os incêndios - e verá a importância de dominar o fogo logo nos primeiros cinco minutos.



Fonte: GloboVideos

Novo Telecurso Profissionalizante – Higiene e Segurança no Trabalho – Aula 05

Você aprenderá até onde vão os primeiros socorros, verá como se deve agir em uma situação de emergência, quais são as ocorrências mais comuns e conhecerá conseqüências de um acidente do trabalho.



Fonte: GloboVideos

Pedreiro Morre Eletrocutado


O pedreiro José Vandeilson da Silva, 39 anos, faleceu depois de receber uma forte descarga eletrica. A vitima estava trabalhando quando levantou uma tábua nas proximidades da rede elétrica e acabou batendo na fiação com um martelo que ele segurava. Vandeilson faleceu no local . O SAMU compareceu e fez os procedimentos, mas a vitima já não resistiu . O pedreiro sofreu varias queimaduras pelo corpo e parte de sua roupa também foi destruida por conta do choque.




 Fonte: www.cabuloso.com