Páginas
▼
Quer ingressar no mercado de trabalho
Muitas pessoas tem mandado e-mails me perguntando como está o mercado de trabalho, como fazer para entrar nesse mercado, ja recebi e-mails até de pessoas desesperadas, eu já passei por isso logo no incio de carreira. Abaixo algumas dicas que eu já usei.
Gestão de Pessoas
Um tema bastante importante pra quem trabalha com gerenciamento/supervisão/gerencia de equipes é a Gestão de Pessoas.
70382978-gestao-de-pessoas
70382978-gestao-de-pessoas
Industria de Perfuração de Óleo e Gás
Segue abaixo um excelente material para quem quer conhecer os riscos relacionados as atividades desenvolvidas nas sondas de perfuração.
Op.Sonda de Perfuração_ESMS
Op.Sonda de Perfuração_ESMS
05 maio 2012
Proteção Respiratória
COMO SE PROTEGER DOS CONTAMINANTES
Uma das formas de proteger o trabalhador contra a ianlação de contaminantes atmosféricos é através do uso de Equipamento de proteção Respiratória (EPR).Estes equipamentos, popularmente conhecidos como respiradores (máscaras), são constituídos por uma peça que cobre, no mínimo, a boca e o nariz, através da qual o ar chega à zona respiratória do usuário, passando por um filtro ou sendo suprido por uma fonte de ar limpa.Os respiardores filtrantes são geralmente compostos de várias camadas de filtros, que retém certos contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.
SELECIONANDO O RESPIRADOR ADEQUADO
Existem basicamente, duas classes de respiradores: os que filtram o ar do ambiente local são chamados de purificadores de ar; e os respiradores que recebem o ar de uma fonte externa ao ambiente de trabalho, os de ar mandado (ou linha de ar comprimido) e a máscara autônoma.Ainda, os respiradores podem ser: peça semifacial ou peça facial inteira. Na classe de repiradores de ar, temos:
Respiradores semifaciais sem manutenção
Estes respiradores auto-filtrantes podem ser destinados à proteção contra a inalação de partículas, gases ou vapores, dependendo do tipo de contaminante e filtros existentes. Se este contaminante é uma partícula, será necessário um filtro mecânico. Para os gases e vapores será um filtro químico, composto de carvão ativado ou outro adsorvente.
Estes respiardores cobrem o nariz e a boca, e como qualquer outro respirador, devem ser ajustados e usados corretamente, sendo necessários trocá-los sempre que estiverem saturados ou deformados, não precisando de reparos ou trocas de peças.Respiradores semifaciais reutilizáveis (purificadores de ar)
Como o nome diz estes respiardores semifaciais cobrem a região do nariz e da boca. Normalmente são compostos por uma peça feita de borracha, silicone ou outro elastômero e a purificação do ar é feita através da colocação de filtros e ou cratuchos para partículas, gases ou vapores; que deverão ser trocados sempre que estiverem saturados; isto é, quando a pessoa estiver sentindo ou gosto do contaminante.Para que haja proteção contra os contaminantes é muito importante que se utilize o filtro correto para cada situação.Além disso, nunca se esqueça de ajustar o respirador no rosto e examiná-lo, verificando se está em perfeito estado de uso.
Respiradores de peça facial inteira (purificadores de ar)Os respiradores peça facial inteira protegem além do sistema respiratório, também os olhos. Além disso, são recomendados para ambientes com concentrações mais altas de contaminantes do que as peças semifaciais.Podem ser utilizados com filtros para eliminar poeiras, fumos, névoas, gases ou vapores de ar.Se compararmos, quando utilizamos um respirador tipo peça semifacial podemos reduzir em 10 vezes a concentração do contaminante no ambiente; já se usarmos a peça facial inteira podemos obter no mesmo ambiente uma redução de 100 vezes a concentração do contaminante.Esta diferença deve-se ao fato de que o respirador facial inteiro envolve todo o rosto permitindo uma melhor vedação. Estes respiradores vedam a região da testa, uma superfície mais plana, se comparada ao nariz.
Respiradores com suprimento de ar
Os equipamentos de suprimento levam o ar através de uma traquéia plástica para dentro do respirador.Este ar pode estar sendo enviado por um ar comprimido ou um conjunto de cilindros de ar comprimido (linha de ar comprimido); ou no caso das máscaras autônomas de ar é armazenado em um cilindro, sob alta pressão dando maior mobilidade ao usuário.A autonomia de ar destes equipamentos é de normalmente de 30 a 60 minutos, dependendo da atividade que será realizada e das dimensões e pressão do cilindro.Certos tipos de respiradores com suprimento de ar protegem contra deficiência de oxigênio, concentrações muito elevadas de poeiras, fumos, névoas, gases e vapores, onde os respiradores purificadores de ar não podem ser utilizdos.
