25 julho 2010

Classe K de incêndio

5 Classes de incêndio



Uma nova classificação de riscos de cozinhas comerciais

Incêndios que envolvem meios de cozinhar (banha, gordura e óleo) têm sido por muito tempo a principal causa de danos materiais, vítimas fatais ou não. Estes incêndios são muito especiais na natureza. Testes recentes efetuados por ULI (laboratórios de underwriters, Inc.) e outras agências em outros países obtiveram novos resultados neste tipo especifico de risco de incêndio.

A natureza especifica de incêndios que envolvem meios de cozinhar e equipamentos

Incêndios envolvendo equipamentos de cozinha industrial são diferentes na maior parte de outros incêndios. Nos Estados Unidos uma nova classificação para atividade de incêndios em cozinha - classe K - foi reconhecida pela NFPA (National Fire Protection Association), através da norma, NFPA 10 – Extintores de Incêndio Portáteis e por Laboratórios de Underwriters, norma 711 de ANSI/ULI.
Essas organizações compreenderam que estes incêndios não se parecem com os tradicionais incêndios em líquidos inflamáveis que envolvem a gasolina, o óleo lubrificante, solvente de pintura ou solvente em geral.

Vamos analisar, o que faz do óleo de cozinha, a gordura e a banha, incêndios tão específicos.
Os óleos de cozinha usados para fritura têm uma faixa ampla de temperaturas de auto‑ignição . A auto‑ignição do óleo pode ocorrer em qualquer intervalo de 288°C a 385°C (o teste de laboratórios requer a auto‑ignição e/ou acima de 363°C). Para que esta auto-ignição possa ocorrer, a massa total de óleo, se medido em gramas em uma panela pequena ou até 52 kg em uma fritadeira industrial, deve ter sido aquecido além da temperatura de auto-ignição. Depois que a auto ignição ocorreu o óleo mudará sua composição ligeiramente ao queimar-se. A sua nova temperatura de auto-igniçao pode ser tanto quanto 10°C mais baixo do que sua temperatura de auto-ignição original. Este incêndio será auto‑sustentado a menos que a massa inteira de óleo for refrigerada abaixo da nova temperatura de auto-ignição.

Fonte: Class K Fires - A New Classification for Commercial Cooking Hazards - J. Craig Voelkert, Vice-presidente, Special Hazards , Amerex Corporation

Tipo de extintor - Pó químico umedecido – componente básico acetato de potássio especial desenvolvido para combater incêndio especifico de cozinha industrial (óleos).

Histórico:
Mercado Público de Florianópolis – Incêndio em 19/08/2005
O incêndio na ala norte do Mercado Público de Florianópolis foi acidental e causado pela combustão de óleo vegetal com resíduos de salgados aquecidos a uma temperatura de 300°C, na fritadeira, segundo laudo do Corpo de Bombeiros.
Reconstrução da ala Norte do Mercado – 2,5 milhões de reais

Video Sinalização de Segurança

15 julho 2010

Curso SEBRAE - SE em Agosto

Uma excelente oportunidade de aumentar os conhecimentos na área de segurança no trabalho, já que em Sergipe cursos voltados para o segmento é ainda tímido. Mas fica o convite para quem tiver interesse, quando souber de mais algum aviso imeditamente.

Gostaria de pedir desculpas aos leitores pela falta de atualizações no blog, consegui uma oportuinidade em uma multinacional no ramo de petróleo, estou trabalhando atualmente em Catú na Bahia, quase não tenho tempo pra nada.

Um abraço!