25 fevereiro 2011

Nova NR 12 traz proteção específica para diferentes áreas

A nova NR 12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação às máquinas. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho. Enquanto a versão anterior contava com um ­texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para mo­tosserras e ou­tro para cilindros de massa, a nova tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um ­glossário. São 14.500 caracteres, um total de cin­co pá­ginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcional­mente dará cerca de 80 páginas para a nova norma. Dessa forma, traz explicações bem mais detalhadas sobre ins­tala­ções e dispositivos de segurança. 

"Agora é outro mundo, com explicação muito mais clara sobre o que é necessário. Uma evolução drástica do texto em si e com a criação de um grupo de trabalho permanente que vai discutir melhorias. A situação que tínhamos antes era de uma norma valendo de 1978 até 2010. A tecnologia avançou, e a norma trazia algo de 32 anos atrás. Se atualizou o texto e se coloca a ­oportunidade de uma atualização contínua", avalia o engenheiro de segurança João Baptista Beck Pinto, que coordena um GT de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no Rio Grande do Sul.

Alterações
Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR 12 sofreu uma primeira alteração em 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pe­quenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. Agora chama-se NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. "O mais importante da nova versão são as informações mínimas para que a máquina seja concebida de forma se­gura. Queremos a médio prazo uma no­va geração de máquinas", afirma a coorde­nadora do GTT da NR 12, a auditora ­fiscal da SRTE/RS, Aida Becker. 

Já para os trabalhadores, há avanços em to­da a concepção da norma. "Modernizada, buscou contemplar a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos inseridos nos distintos processos de trabalho. Ela se ateve aos rumos da glo­balização, com visão atual alinhada às nor­mas - nacionais e internacionais - mais re­centes; e vislumbrou proteger, de fato, os envolvidos no processo de fabricação, en­­volveu compradores e usuários, e vis­lum­brou a segurança no ambiente ao redor da máquina. Em sua nova roupagem, vejo como um dos melhores trabalhos ge­rados pelo processo tripartite e dará uma no­va dimensão à Segurança do Trabalho a grande parte dos setores produtivos", analisa o técnico de segurança do Sindicato dos Meta­lúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Adonai Ribeiro.




Fonte: Revista Proteção

24 fevereiro 2011

Procedimentos em Situações de Emergencia Envolvendo Radiação

Os procedimentos a seguir deverão ser adotados em toda e qualquer situação de emergência:


- Socorrer possíveis acidentados;

- Isolar e sinalizar a área restrita evitando a aproximação de pessoas não autorizadas;

- Contatar o supervisor de radioproteção e os órgãos envolvidos conforme a situação: Ex.: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, CENEM;

- Certificar-se de estar utilizando dosímetro pessoal;

- Planejar e simular a retomada do controle da fonte radioativa;

- Proceder a retomada do controle da fonte radioativa, sempre utilizando o medidor de  radiação (devidamente calibrado) e se possível, dosímetro de leitura direta (caneta dosimétrica), atentando para que as doses recebidas sejam tão baixas quanto possível;

- Identificar os indivíduos do público eventualmente expostos para posterior assistência médica;

- Após o controle da situação, encaminhar os dosímetros pessoais para leitura imediata, avaliando as doses causadas pelo acidente;

- Determinar as causas do acidente  e certificar-se que as medidas de precaução serão tomadas para evitar a ocorrência dos mesmos;

- Elaborar e encaminhar relatório detalhado à CNEN, incluindo: causas do acidente, pessoas envolvidas, doses recebidas, medidas de precaução e outros tópicos que julgar necessários.

13 fevereiro 2011

Dirigindo na chuva

View on ShareSWF

Saiba como evitar acidentes em casa

View on ShareSWF

Saiba como se prevenir da dengue

View on ShareSWF

O caminho do crack no organismo

View on ShareSWF

Aprenda sobre sono

View on ShareSWF

Tóxicos presentes no cigarro

View on ShareSWF

Ciclo da água

Aprenda como o que é e como funciona o ciclo da água na natureza

View on ShareSWF

Como funciona uma usina hidrelétrica

View on ShareSWF

Fone de ouvido e perda auditiva

View on ShareSWF

Aplicativo - Normas Regulamentadoras

Olá leitores, as normas regulamentadoras sofreram bastante alterações, este mês pude baixar todas as normas diretamente do site do MTE e reuni em um aplicativo que estou disponibilizando de forma gratuita, o aplicativo tem um pouco mais de 10mb e reune as 34 Normas Regulamentadoras.


Para baixar acesse o link abaixo e escolha o site de hospedagem


http://www.mirrorcreator.com/files/YWZWQQC2/Normas_Regulamentadoras_de_Seguranca_e_Saude_no_Trabalho.exe_links