30 outubro 2012

Solda em tanque de inflamáveis


CONSIDERAÇÕES:

Quais são os riscos quando se trabalha em Espaços Confinados? 

• Falta ou excesso de oxigênio. • Incêndio ou explosão, pela presença de vapores e gases inflamáveis. 
• Intoxicações por substâncias químicas. 
• Infecções por agentes biológicos. 
• Afogamentos. • Soterramentos. 
• Quedas. • Choques elétricos. 
• Todos estes riscos podem levar à morte ou doenças 

Quando você pode entrar em um Espaço Confinado? 

• Somente quando sua empresa fornecer a Autorização da Permissão de Entrada e Trabalho - PET 
• Essa Permissão de Entrada e Trabalho (PET) é exigida por lei e executada pelo Supervisor de Entrada (NR-33). 
• O serviço executado deverá sempre ser acompanhado por um Vigia. Permissão de Entrada e Trabalho (PET) 

• A Permissão de Entrada e Trabalho (PET) contém procedimentos escritos de segurança e emergência. 

• Verificar se as medidas de segurança foram implantadas e se a PET está assinada pelo Supervisor de Entrada. 

• O trabalhador deve entrar no espaço confinado com uma cópia da PET.

Inflamáveis


Teste: Deve ser realizado teste na totalidade do espaço ou área confinada por intermédio deparelhos específico (explosímetro) por pessoa qualificada (*).A entrada de trabalhadores não deve ser permitida se a concentração de inflamáveis no ar estiver de 25% do limite mínimo de explosão.


Os testes devem ser efetuados em diferentes locais e em diferentes níveis de altura da áreaou espaço confinado.Precauções especiais como a seguir devem tomadas quando a entrada é feita num espaçoconfinado com concentração de inflamáveis entre 1% e 24% do limite mínimo de explosão.
• Um controle contínuo do nível de inflamabilidade do ar deve ser mantido durante apermanência do trabalhador dentro do espaço confinado.
• Recipientes , ferramentas e lâmpadas devem estar aterradas.
• Todo equipamento elétrico deve ser apropriado para uso no ambiente confinado e deacordo dom a classificação do ambiente.
• Todas as fontes de ignição devem ser eliminadas.
• Usar equipamentos pneumáticos e ferramentas antifaiscantes.
• Deve ser proibido fumar e executar serviço que provoque centelha.Concentrações de inflamáveis no ar entre 1% e 24% do limite mínimo de exposição devemser testados para determinar se o nível de exposição está abaixo do limite de tolerância (TLV)para as substâncias.A área de Segurança do Trabalho e/ ou a Brigada Interna de Combate à Incêndio deve ser contatada antes do início dos trabalhos para que o local seja suprido com aparelhos extintoresde incêndio nos tipos e quantidades que se façam necessários 



22 outubro 2012

Dias para salvar o oceano antártico

Em poucos dias, alguns países poderão dar a largada para transformar grandes áreas do oceano antártico no maior santuário marítimo do mundo, salvando o habitat de baleias, pinguins e milhares de outras espécies polares das frotas da indústria pesqueira. Mas eles só vão agir se nos manifestarmos agora. 

A maioria destes países apoia a criação do santuário, mas Rússia, Coréia do Sul e alguns outros estão ameaçando não aprovar o acordo para também saquear o oceano antártico após terem levado a pesca à exaustão em outras partes do planeta. Essa semana, um pequeno grupo de negociadores vai se reunir a portas fechadas para tomar uma decisão. Uma corrente gigante de pressão popular podeforçar a abertura das negociações, isolar os países que estão tentando bloquear a criação do santuário e assegurar um acordo para a proteção de 6 milhões de quilômetros quadrados do precioso oceano antártico. 

As baleias e os pinguins não possuem voz própria, então cabe a nós defendê-los. Vamos convencer os negociadores produzindo uma onda gigante de pressão da opinião pública -- a Avaaz vai cercar o encontro com anúncios publicitários impactantes e, juntos, entregaremos nossa mensagem para as delegações fazendo um barulho ensurdecedor nas redes sociais. Assinem essa urgente petição e compartilhem com todas as pessoas que vocês conhecem

- Leonardo DiCaprio e a equipe da Avaaz

Clique no link abaixo e assine
http://www.avaaz.org/po/save_the_southern_ocean_5/?befECcb&v=18979

16 outubro 2012

Doenças Pulmonares de Origem Ocupacional



ANTRACOSE - é uma lesão pulmonar caracterizada por pigmentação por partículas de carvão, observada em mineiros, populações de grandes centros urbanos ou de áreas poluídas, além de fumantes. Tem caráter inócuo, porém sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. As partículas de carvão permanecem no tecido pulmonar ou nos linfonodos por toda a vida, porém quando de forma excessiva podem causar fibrose pulmonar.

ASBESTOSE - é a cicatrização disseminada do tecido pulmonar causada pela aspiração de pó de asbesto (amianto). O asbesto é composto por silicatos minerais fibrosos com diferentes composições químicas. Quando inaladas, as fibras de asbesto depositam- se profundamente nos pulmões, provocando a formação de cicatrizes.

ASMA OCUPACIONAL - é um espasmo reversível das vias respiratórias causado pela inalação de partículas ou de vapores existentes no ambiente de trabalho, que atuam como irritantes ou causam uma reação alérgica. Muitas substâncias presentes no local de trabalho podem causar espasmos das vias aéreas, tornando a respiração difícil. Alguns indivíduos são particularmente sensíveis a irritantes presentes no ar.

BERILIOSE - é uma inflamação pulmonar causada pela inalação de poeira ou gases que contêm berílio. No passado, o berílio era comumente extraído para ser utilizado nas indústrias eletrônicas e químicas e na fabricação de lâmpadas fluorescentes. Atualmente, ele é utilizado principalmente na indústria aeroespacial. Além dos trabalhadores dessas indústrias, alguns indivíduos que habitam regiões próximas a refinarias de berílio também apresentam beriliose.

BISSINOSE - é um estreitamento das vias aéreas provocado pela inalação de partículas de algodão, linho ou cânhamo. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a bissinose ocorre quase exclusivamente em indivíduos que trabalham com algodão não-processado, embora indivíduos que trabalham com linho e cânhamo também possam apresentá-la. Os mais afetados parecem ser os indivíduos cuja ocupação é abrir fardos de algodão cru ou aqueles que trabalham nos primeiros estágios do processamento do algodão. Aparentemente, algo presente no algodão cru provoca o estreitamento das vias aéreas em indivíduos suscetíveis.


HIDRARGIRISMO - A inalação de vapores de mercúrio, durante um longo período, pode causar o mercurialismo, que é caracterizado por leves tremores e eretismo. Os tremores podem afetar primeiro as mãos, mas também podem tornar-se evidentes no rosto, braços e pernas.


PULMÃO NEGRO - (pneumoconiose dos mineiro de carvão) é uma doença pulmonar causada por depósitos de pó de carvão nos pulmões. O pulmão negro é conseqüência da aspiração de pó de carvão durante um período prolongado. No caso de pulmão negro simples, o pó de carvão acumula-se em torno das pequenas vias aéreas (bronquíolos) dos pulmões. Apesar de ser relativamente inerte e incapaz de provocar reações exageradas, o pó de carvão dissemina-se por todo o pulmão, o que é revelado nas radiografias torácicas como pequenas manchas.



SATURNISMO - ou plumbismo é o nome dado à intoxicação pelo chumbo. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo como resultado da poluição ambiental, além de outras espécies, como as aves . Em humanos, as principais fontes de intoxicação são as tintas que contém chumbo, baterias de automóveis, pilhas, soldas, e emissões industriais. Em outras espécies, somam-se o chumbo usado em projéteis para caçada (que também são uma causa de saturnismo em humanos com projéteis alojados) e como peso para linhas de pesca, que são ingeridos por peixes, por sua vez ingeridos pelas aves.

SIDEROSE - é a deposição de ferro nos tecidos humanos. Em geral se refere a um mal que atinge os pulmões causada pela inalação de partículas de ferro. Atinge trabalhadores de mineradoras de hematita, soldadores e trabalhadores que manipulem pigmentos com óxido de ferro.

SILICOSE - é a formação de cicatrizes permanentes nos pulmões provocada pela inalação do pó de sílica (quartzo). A silicose, a mais antiga doença ocupacional conhecida, ocorre em indivíduos que inalaram pó de sílica durante muitos anos. A sílica é o principal constituinte da areia, e, por essa razão, a exposição a essa substância é comum entre os trabalhadores de minas de metais, os cortadores de arenito e de granito, os operários de fundições e os ceramistas. Normalmente, os sintomas manifestam-se somente após vinte a trinta anos de exposição ao pó.

Obesidade X Coração


15 outubro 2012

Movimento Gota D´Água

Eu já assinei, assistem ao video e apoiem a causa. 

 Acesse o site http://www.movimentogotadagua.com.br e assine.



04 outubro 2012

Riscos e partes perigosas em maquinários

Estrela da Vida

Envenenamentos

Saiba como lidar com queimaduras

10 mandamentos para ter uma boa noite de sono

O que provoca desmaios?

Contatos Primeiros Socorros

Crise Convulsiva - O que fazer?