20 março 2011

Validade do capacete

Você sabe ler a data de validade se seu capacete de segurança? 

Por incrível que pareça, muito dos nossos colegas não sabem, nessa matéria você aprenderá a ler a validade de seu capacete.

Uma coisa importante a ser considerada é que a validade do capacete ou qualquer outro EPI é subjetiva, visto que a continuidade das características dos EPIs dependem do uso correto, limpeza, guarda, condições de temperatura, acidentes (capacetes que sofrem impactos de grande dimensão deve ser descartado ou passado por rigorosa inspeção, porque após um impacto o que garante que ele continua com as mesmas caracteristicas originais).




Verifique na figura 1, a posição correta do Capacete para efetuar a leitura da data de fabricação.
Nesta figura o datador indica que o Capacete foi fabricado no ano de 2003 na décima terceira semana.


Nota: Esta data de validade se aplica somente para capacetes marca e modelo MSA. Para outras marcas, o usuário deve obedecer os critérios do fabricante do capacete que está sendo utilizado.

Agora que sabe ler a validade de seu capacete, procure um cipeiro, seu técnico em segurança, seu supervisor ou encarregado e solicite a substituição se estiver vencido.

18 comentários:

Marcos Vinicius disse...

Voce pode me confirmar realmente se capacete de segurança tem validade pois a informação que tenho é que o fabricante "recomenda" no caso da MSA a troca após 5 anos da data de fabricação.

Anônimo disse...

Entendi como se verifica a data de fabricação. Como eu sei o prazo de validade?

Anônimo disse...

Fiquei com a mesma dúvida, afinal, qual é a validade??

Felipe Lopes disse...

estou com essa duvida também...

Rafael Pereira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Rafael Pereira disse...

validade de 5 anos para o casco e 3 anos para o carneiro!

Anônimo disse...

primeiro verificar CA. depois a validade..

Leandro disse...

Olá pessoal. A validade esta expressa em três relógios, sendo um com a marcação de 0 a 5 que indica as semanas em dezenas e outro com a marcação de 0 a 9 que indica as semanas em unidades e o último indica o ano. No caso da imagem a data de fabricação foi: 13ª semana de 2003. Sendo assim a validade do casco é de cinco anos após a data de fabricação e suspensão e jugular de um ano. A suspensão e jugular também tem sua data de validade serigrafada.

KássiaMG disse...

E porque a data de fabricação do MSA é nesse modelo?

Unknown disse...

Eles poderiam ser mais específicos com a data de fabricação, pra que complicar tanto? Tem uns que já vem com a data de validade específica.

Unknown disse...

Perfeitamente, concordo plenamente não consegui compreender o que está me informando. Pois o meu está marcando de 11 a 20 e a seta aponta para o 20
0 a 5 e a seta aponta para o 0
0 a 9 e a seta aponta para o 7
O que fazer para entender este código?

Anônimo disse...

No seu caso o ano de fabricação do capacete é 2020, na sétima semana do ano

Anônimo disse...

Meu Deus, um assunto tão importante que é a segurança humana e um fabricante coloca essa data para para o humilde pião de obra que muitas vezes nem sabe ler direito decifre e ainda conte nos dedos que semana equivale a décima terceira. Tô verdadeiramente perplexa.

Anônimo disse...

É vdd

Anônimo disse...

Também concordo

Anônimo disse...

Para um leigo fica muito difícil entender a data de validade no capacete, coloque ano e mês de vencimento e pronto

Anônimo disse...

Oi

Nátalie Tavares Delgado disse...

Você é muito corajosa para me xingar em grupo de WhatsApp, porém me vê pessoalmente na faculdade e não tem coragem de falar uma palavra comigo. Você não vai me calar, eu sei muito que você é desleal com os outros.

A sua namorada nem é advogada, a sua namorada é estagiária de direito. Sim, eu já descobri quem é a sua namorada.

Pode falar para a sua namorada, que aqui na minha rua tem uma boca de fumo, que aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino, que fica fornecendo material furtado para os traficantes fazerem barricada.

Durante as férias, os bandidos fizeram uma festa e deixaram a música ligada no último volume a madrugada inteira, os traficantes só desligaram a música depois que o dia amanheceu.

Pode falar para sua namorada que é estagiária de direito, que aqui na minha rua quem manda é o crime organizado.

Você ainda participou do roubo dos produtos do CAFAR junto com a sua amiga Livia Maria Portela Terra e a sua amiga Luiza Moreaux Mattos. 

Você roubou os produtos do CAFAR e continua fazendo IC no LAPRONEB como se nada tivesse acontecido.

Você ainda faz parte do CLAA do AFIRMASUS, será que você vai roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, igual você roubou os produtos do CAFAR?

Depois que você roubar os produtos do CLAA do AFIRMASUS, talvez você seja expulsa igual você foi expulsa do CAFAR por ter roubado os produtos junto com as suas amigas (Lívia Maria Portela Terra e Luiza Moreaux Mattos).

Você é a prova que vale a pena agir de forma desonesta, já que fica impune.

Você ainda faz parte da Minerva Consultoria Jr, da sociedade de debates da UFRJ e do Observium UFRJ, quando as coisas começarem a sumir nesses lugares, já sabe até quem foi o responsável pelo furto.

Você foi expulsa da liga acadêmica de saúde coletiva, porque as coisas começaram a sumir e te pegaram furtando as coisas lá, igual aconteceu com o CAFAR.

Você viajou para o Canadá com o dinheiro da bolsa de IC e foi deportada do Canadá depois que te pegaram roubando as coisas no Canadá igual você roubou no CAFAR.

Você ainda foi no 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) em Minas Gerais, eu nunca participei de um congresso e eu nunca pus os pés em Minas Gerais.

Eu contei a Maria Isabel quem você é de verdade e o que você fez comigo, eu mandei que ela te expulsasse do LAPRONEB, a Maria Isabel falou que você iria me processar e que eu estava fazendo ACUSAÇÕES LEVIANAS.

PQP, eu peço para Maria Isabel fazer algo para mim e ela vem me ameaçando de processo criminal, não é porque a Maria Isabel é professora da UFRJ que ela pode ficar ameaçando os outros.

Eu estou esperando você me processar, vamos ver se você tem a capacidade de fazer isso, se você teve a capacidade roubar as coisas do CAFAR, você também tem a capacidade de me processar. Chama à polícia, eu estou esperando a polícia chegar. Na cadeia tem bandido, na cadeia tem traficante, o que não tem na cadeia é você, a Natalie Tavares Delgado. Eu espero que eu morra na cadeia, no cemitério tem espaço para mim, no cemitério, eu vou ser aceito, o único lugar que não tem espaço para mim, é nos laboratório de química da UFRJ. No cemitério não existe preconceito, discriminação e nem exclusão, o único lugar que existe essas coisas é dentro da UFRJ. No cemitério, eu vou ser tratado feito gente e não feito bicho, igual eu sou tratado pelos alunos do curso de farmácia da UFRJ. A vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte, eu não vou perder a minha bolsa de iniciação científica.