10 outubro 2009

Sistema de Gestão de Qualidade

Os requisitos da ISO 9000 visa alcançar todos os setores da construção civil ao longo da cadeia produtiva, apoiar o esforço brasileiro de modernização por meio da melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e da redução de custos na construção habitacional.

A implantação do sistema de qualidade nas empresas da construção civil tem como
objetivo, portanto:

Regulamentar e documentar;
Controlar e planejar as atividades do projeto;
Controlar e planejar as atividades de construção;
Assegurar a adequação dos recursos necessários à construção, que incluem equipes,
materiais, equipamentos e outros insumos;
Melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços;
Reduzir os custos do empreendimento;
Otimizar as relações com os clientes;
Melhorar a imagem da empresa, obtendo maiores e melhores participações no
mercado.

Para pleitear a certificação do sistema de qualidade NBR ISO 9000. Tais níveis devem ser atendidos:

1. Foco no cliente;
2. Comunicação interna;
3. Infra-estrutura;
4. Ambiente de trabalho;
5. Comunicação no cliente;
6. Validação de processos;
7. Satisfação dos clientes;
8. Análise dos dados;
9. Melhoria Contínua.

Para implementação, cosultar a família de normas técnicas NBR 9000 - Gestão da Qualidade e/ou a OHSAS 18000 - Gestão em Saúde Segurança.

Nenhum comentário: