07 abril 2011

Os Contaminantes do Ar

Qualquer dos constituintes do ar atmosférico em concentrações maiores do que as normais, ou qualquer outra substância presente no ar atmosférico pode ser considerada como contaminantes ou poluentes do ar. Os contaminantes do ar variam quanto à sua forma (gás, vapor, líquido, sólido) ou quanto à sua composição (partículas atômicas elementares, íons, moléculas simples, moléculas complexas).
Os contaminantes do ar geralmente são classificados de acordo com suas características físicas, composição química e propriedades, ou efeitos fisiológicos nos seres humanos.

Contaminantes Particulados

Sistemas que envolvem partículas contaminantes compostos por partículas discretas tanto sólidas quanto líquidas suspensas no ar podem ser classificadas de acordo com seu estado físico e propriedades ou podem ser classificados de acordo com seus efeitos fisiológicos nos seres humanos.

Aerossóis

O termo aerossol é freqüentemente aplicado a um sistema que consiste de partículas suspensas no ar. Um aerossol é um sistema disperso no qual o ar é a fase contínua ou meio dispersante, e o material particulado, na forma de sólido ou líquido discreto suspenso no ar, é a fase dispersa ou dispersóide.

Classificação Física dos Aerossóis

Algumas vezes, os aerossóis são descritos de acordo com os dois principais processos envolvidos em sua formação.

Dispersóide Mecânico. Um dispersóide mecânico é definido como partículas de matéria, sólida ou líquida, que são formadas e dispersas no ar por meios mecânicos tais como processos de desintegração de moagem, trituração, perfuração, explosão e produção de sprays.

Dispersóide Condensado. Um dispersóide condensado é definido com sendo partículas de matéria, sólida ou líquida, que são formadas e dispersas no ar por reações físico-químicas tais como: combustão, vaporização, condensação, sublimação, calcinação ou destilação. Geralmente, as partículas são formadas por condensação do estado vapor/gás da substância.

Tipos Físicos


Poeira – Uma poeira é um aerossol no qual a fase dispersa é um dispersóide sólido mecânico. As partículas de uma poeira podem variar em tamanho desde submicroscópico até visível ou macroscópico.

Spray – Um spray (muitas vezes descrito como névoa) é um aerossol no qual a fase dispersa é um dispersóide líquido mecânico. As partículas de um spray geralmente são visíveis, ou, de tamanho macroscópico.

Fumo – Um fumo é um aerossol no qual a fase dispersa é um dispersóide sólido de condensação. As partículas de fumos são geralmente menores do que 1 μm em tamanho.

Névoa – Uma névoa é um aerossol no qual a fase dispersa é um dispersóide líquido de condensação. As partículas de uma névoa podem cariar consideravelmente em tamanho, desde submicroscópico até visível, ou, macroscópico.

Fog – Um fog é uma névoa que tem densidade óptica de suficiente magnitude para interceptar ou obscurecer perceptivelmente a visão.

Fumaça – O termo fumaça é normalmente utilizado para definir um sistema que inclui produtos de combustão incompleta de substâncias orgânicas na forma de partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar e produtos gasosos misturados com o ar. A densidade óptica de uma fumaça geralmente é suficientemente grande para se tornar visível e para interceptar ou obscurecer perceptivelmente a visão.


Smog – O smog é um sistema complexo que pode consistir de qualquer combinação de dispersóides, sólidos ou líquidos, suspensos no ar, gás ou vapores contaminantes dispersos no ar; Descreve-se, às vezes, o smog como sendo uma mistura de “fog e fumaça (smoke)”. A densidade óptica do smog geralmente é suficientemente grande para se tornar visível e para interceptar ou obscurecer perceptivelmente a visão.

Esquema de como o aerodispersóide se infiltra em nosso corpo.




Nenhum comentário: