01 março 2009

Apenas 5 mortes na construção do Empire States?

Apesar de Lewis Hine ser sociólogo e professor de Sociologia, foi como fotógrafo que se tornou conhecido. Aliás, entendia a fotografia como um meio pedagógico, uma forma de estudar e divulgar um dos assuntos pelo qual sempre se interessou: o trabalho.

Hine ficou famoso pela extensa reportagem sobre o trabalho infantil, já aqui abordada anteriormente. Durante os anos 20' fez uma série de work portraits, fotografias que documentam ironicamente a contribuição do trabalho humano para a indústria moderna.

Foi este seu currículo que levou a que lhe fosse encomendado aquela que viria a ser a sua reportagem mais famosa: a construção do Empire State Building, em Nova Iorque

As obras do arranha-céus iniciaram-se em 1930 e empregaram cerca de 3400 operários, na sua maioria emigrantes europeus, e algumas centenas de índios mohawk que, segundo se dizia, não sofriam de vertigens.

Hine encontrou aqui um excelente território para as suas fotografias. Correndo riscos enormes acompanhou a evolução das obras lado a lado com os operários, às vezes em situações tão precárias quanto as deles. As imagens são arrepiantes.

Mostram condições de trabalho sem qualquer tipo de segurança, pessoas literalmente em equilíbrio instável e poses acrobáticas, que confiam em Deus ou na sorte para não caírem.

É de estranhar que, mesmo assim, apenas cinco operários tenham morrido em acidentes durante a construção. Após a conclusão das obras Hine publicou um livro com as fotografias que tirou. Intitulou-se Men at Work. São dele estas imagens.


Fotografias da construção do Empire State Building por Lewis Hine




















10 comentários:

Cristiano disse...

Recentemente realizei uma pesquisa, sobre mortes na construção do Empire State onde onde descobri que o numero de mortes foram de 12 trabalhadores, acredito que esse numero esteja mais proximo de uma realidade já que as condições de trabalho relacionado a segurança especificamente em altura era praticamente zero, o mais intereçante é que o edificio foi construido na decada de 30 e 40 anos depois foi construido a ponte Rio Niteroi, onde foi registrado 5 mortes em sua contrução porém a relatos que o numero real pode ser em torno de 16 mortes, trabalhores da epoca falam que em um unico acidente houve 6 mortes por afogamento, isso mostra que 40 anos apos a construção do Empire State, a importancia da consientização na prevenção de acidentes ainda era pequena em passos lentos, hoje a nossa realidade na prevenção e outra, porém ainda tem muito a ser feito e trabalhado, segundo dados do Sindicato dos tecnicos de segurança do trabalho somente 1% das empresas no Brasil tem um profissional da área de segurança é importante resaltar a importancia desse profissional pois ele hoje precisa ser visto como um gestor de segurança e não mais como anjos da guarda, porém esse tipo de visão tem que ser feito pelo empregador e é dele o empregador que precisa definir segurança como prioridade, mais infelizmente segurança na grande maioria das empresa ainda é colocada como segundo e até terceiro plano, a produção a qualquer custo ainda esta em primeiro lugar infelizmente, vejo nesse caso que o governo com uma fiscalização fraca e sem organização seja uma das cusas somado a falta de responsabilidades de algumas empresas onde o profissional da área fica muitas vezes de mãos atadas, restando somente relatar atraves de relatorios e comunicados os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Cristiano Barriento

Pedro Eugênio - Florianópolis disse...

Meu Deus, que horror, por favor ignore completamente o comentário de alguém que acha alguma coisa intereÇante,pq o nUmero de erros com iportAncia no seu português beira o ridículo, mostrando total falta de cultura ou conhecimento em qualquer assunto.Grafia, acentos, concordância afff, praticamente zero, fica até ruim de ler.

Anônimo disse...

Meu caro Pedro Eugenio, é preciso "RESALTAR" que o Cristiano fez o seu curso de "Siguransa do Trabaio" por correspondencia...rsrs Brasiiiiiiiiil!!!

Rose Couto disse...

Já se passou muito tempo desde a última postagem nesta página, mas ainda assim, vou arriscar um comentário.O que é realmente relevante no post do Cristiano, é a análise crítica que ele faz de uma realidade pouco percebida.É a constatação de um profissional da área de segurança do trabalho, que conhece bem as mazelas e as agruras de trabalhar contra os interesses da classe empresária,que privilegia os lucros em detrimento da saúde e da segurança dos seus colaboradores.Acho que isso basta.

Anônimo disse...

Paulo Arruda Engenheiro de Segurança do trabalho!


Concordo permanente com o comentário do nosso amigo Cristiano TST, e foi muito inteligente as observações feitas por Rose, Independente de erro na grafia o importante é a informação que ressalta e mostra plenamente a realidade de antes e agora um exemplo é o acontecido na arena Corinthians, tanto tempo se passou e ainda temos acidentes fatais por negligencia com a vida humana, parabéns Cristiano você é um profissional de coragem e muito bem informado, não esquenta com as criticas desses dois tolos!!!

Devem ser profissionais que se importa com o dinheiro na conta e não com a vida humana!!!

Anônimo disse...

Somente o comentário do nosso amigo é o que importa é o que separa os homens das crianças raciocínio claro sobre a problemática e não comentários sem foco e burros, esse cara foi o primeiro a comentar e ter uma opinião realmente técnica um comentários inteligente sobre o tema abordado!!! foi 10...

Edson Pacheco
Medico do trabalho!

Mina Gerais.

Daniel Taketa disse...

É um exemplo de que se a forma está errada o conteúdo perde sua força. Só voltei a ler depois do comentário do Edson Pacheco e realmente o conteúdo é relevante, se a gramática estivesse correta eu não teria ignorado o comentário do Cristiano, acredito que não fui o único...

Anônimo disse...

Muito bom o comentário do Cristiano. Acredito que as críticas, ainda que não foram feitas da melhor maneira, são válidas. Imagina a credibilidade de um laudo técnico com erros gramaticais grosseiros como o dele.
Então vale para todos o seguinte. Cristiano, Vá estudar um pouco de português e ortografia e nós sabidões que sabemos escrever vamos estudar mais sobre segurança no trabalho.

Tadeu uemoto disse...

Desculpe mas irei concordar que evoluir é importante, Cristiano busque se melhorar sim, use essa criticas para te motivar, imagine o seguinte, uma boa ortografia, um bom conhecimento da gramatica juntando com sua força de vontade , esforço e interesse pela historia e sua ansia por descobrir as particularidades relacionadas à sua profissão farão de você um profissional completo e que não precisará ficar criticando por pura inveja de sua coragem e seu interesse. Parabens!!!

Leia mais, escreva mais, segue em frente com a mesma coragem.
Lembrando que ha engenheiros, advogados, médicos que cometem gafes muito piores.

Losekam disse...

Nossa falando mal do colega. Quanta contradição, seu texto parece igual no que diz respeito a ortografia. 🤣😂😂