27 abril 2010

Acidente em plataforma da Pemex deixa 18 mortos

Vazamento de gás obrigou a evacuação da estrutura no golgo do México.
Outros 7 operários continuam desaparecidos.

Pelo menos 18 trabalhadores morreram depois de um vazamento de gás que obrigou a evacuação de uma plataforma da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) no Golfo de México (leste), informou a companhia nesta quarta-feira, sem especificar a causa das mortes.

"O número de trabalhadores que perderam a vida é no momento de 18: quatro da Pemex, sete da Companhia Perfuradora La Central, quatro da Sercomsa, um da Morrison Tide e dois ainda não identificados", revelou a Pemex.

A empresa estatal destacou que 61 trabalhadores foram resgatados e que os trabalhos "prosseguem em busca de 7 operários desaparecidos".

O acidente aconteceu devido a fortes ventos e ondas, que provocaram o choque da plataforma contra um conjunto de válvulas.

"Como conseqüência das rajadas de vento de até 130 km/h e das ondas de seis a oito metros de altura, a plataforma de perfuração Usumacinta golpeou a árvore de válvulas do poço Kab-101".

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias

A tentativa no momento é de fechamento de dois pontos de fuga responsáveis pelo vazamento do óleo, todos os meios possíveis para sanar o problema estão sendo usados como submarinos, capsulas e especialistas no assunto.
São mais de 150.000lts de óleo por dia. Especialistas já dizem que é impossível reverter os danos ambientais.

Lembre-se:
- "Nunca devemos parar de reavaliar os novos possíveis riscos, por mais que seja insignificante ou cabível de gozação (ah isso nunca vai acontecer! vc tá maluco!)".

Nenhum comentário: