31 outubro 2011

Mau uso do ar comprimido


Neste DDS vamos tratar dos riscos do mau uso do ar comprimido.
Todos nós devemos estar conscientes dos riscos e cuidados a serem tomados nos trabalhos com ar comprimido.
O ar comprimido é muito utilizado nas indústrias e pode ser considerado tão importante como a energia elétrica ou a matéria-prima. Entretanto por estar comprimido, o ar e também outros gases de uso industrial, como o nitrogênio, requer manipulação delicada e precauções especiais para seu uso, para evitar que seja mal empregado ou sem acessórios como: conexões, manômetros, maçaricos, mangueiras, chave de conexão, válvula corta-chamas. É importante manter todo este conjunto fixado, antes e após o uso, para que não venha a sofrer quedas.
Muitas vezes ar comprimido é usado de forma inadequada, com a prática de atos inseguros, comuns em áreas de muita poeira, quando o trabalhador utiliza o ar comprimido para limpar a roupa. Como também nas épocas de muito calor, para se refrescar com o ar comprimido. Atos desta natureza poderão acarretar sérias conseqüências a aqueles que ignorarem os preceitos de segurança e venham a cometer estas imprudências.
Não se deve utilizar o ar comprimido para limpeza de roupas ou cabelos, pois um jato de ar suficientemente forte de uma mangueira, poderá arrancar um olho de sua órbita, romper um tímpano ou causar hemorragia, como pode também penetrar por um corte ou escoriações na pele e insuflar a carne, causando dor intensa ou uma lesão mais grave. Se o ar chegar a penetrar em vaso sangüíneo, pode produzir bolhas de ar que irá interromper a circulação do sangue dentro dos vasos sangüíneo. Esta lesão denomina-se embolia por ar.
Jato de ar comprimido, mesmo com pressões baixas, pode arremessar partículas de metais ou outros materiais sólidos que estão na tubulação de ar, a velocidades tão altas, que se convertem em perigo para os olhos e o rosto. O ar comprimido possui muitas impurezas, tais como, partículas de óleo, graxas e outras partículas pequenas. Um jato de ar comprimido sobre a pele introduz estas impurezas através dos poros, podendo causar sérias doenças de pele.
A equipe DDS Online agradece sua visita.
Fonte: DDSOnline

A presença de ar ou gases nos tecidos conjuntivos e subcutâneos, é definido nos dicionários de medicina como “EFISEMA SUBCUTÂNEO”. Uma definição mais simples seria “AR DEBAIXO DA PELE”.


O Ar Comprimido é usado nas empresas com pressões que variam de 60 Lbs/Pol² (4 Kgf/Cm²) à 100 Lbs/Pol² (7 Kgf/Cm²) .
Devido ao perigo que representa, o Ar Comprimido não deve ser aplicado sobre o “CORPO”, não deve ser usado para “LIMPEZA” de roupa de trabalho, tirar pó ou sujeira “DO CABELO OU DO CORPO”. Afinal um jato de Ar Comprimido pode:

• Tirar um olho de sua órbita, romper um tímpano, ou causar hemorragia interna ao penetrar nos poros;

• Quando muito perto da pele, pode penetrar por um corte ou uma escoriação e insuflar o tecido humano (encher de ar). A lesão poderá ser fatal se o ar chegar a penetrar em um vaso sangüíneo, porque pode produzir borbulhas de ar que interrompe a circulação do sangue. Essa lesão denomina-se, “Embolia Gasosa”;

• Pode empurrar ou arremessar partículas de metal ou outros materiais, a velocidades tão altas, que os convertem em mini projéteis perigosos para o corpo e principalmente para o rosto e olhos;

• O Ar Comprimido contém impurezas tais como: partículas de óleos, graxas e outras partículas muito pequenas que introduzidas sob a pele, pelos poros, podem causar inflamações nos tecidos;


Fonte: Portal do Técnico

Um comentário:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

Sergio
trabalhei em uma empresa em que os colaboradores "adoravam" usar ar comprimido para fazer limpeza do corpo e roupas, lá esse tipo de atitude gerava até advertência.
É muito perigoso usar ar comprimido para limpar o corpo. Sua dicas são ótimas!!!
Abraços.