As intoxicações produzem-se ao ingerir alimentos em mau estado, cogumelos e plantas venenosas, mas também por medicamentos e álcool em excesso. As queimaduras químicas internas podem ser produzidas pela ingestão de lixívia e ácidos. O risco mais frequente vem dos produtos de limpeza da casa, como o desinfectante da casa de banho e o detergente da loiça.
Sintomas típico de Intoxicação ou Queimaduras
· Mal-estar, vómitos
· Diarreia
· Dor de barriga espasmódica e repentina
· Dores no ventre, enjoos
· Pulso acelerado ou lento
· Perda ligeira ou total da consciência
· Problemas respiratórios até à paragem respiratória
Primeiros socorros acidentes substâncias tóxicas
Quando tiver lugar um acidente produzido por substâncias tóxicas, pense primeiro em proteger-se. Use luvas de protecção para que as substâncias tóxicas não o afectem.
Telefone para os serviços de urgência.
No serviço de informação toxicológica pode informar-se das medidas urgentes que devem ser aplicadas. Assegure a respiração e a função cardíaca regular até que chegue o médico. Se o acidentado estiver inconsciente, coloque-o na posição de lado estável.
Se a substância tóxica foi ingerida, e não se tratar de uma substância corrosiva e se o acidentado estiver consciente, induza-lhe o vómito, dando-lhe a beber meio litro de
O telefone das urgências toxicológicas, o Centro de Informação Antivenenos do INEM atende 24 horas por dia. Anote o número e tenha-o à mão na farmácia em casa.
O que fazer em caso de Queimadura substâncias Quimicas
Agua morna ou de sumo (não administrar água salgada a crianças: podem sofrer uma intoxicação devido ao sal) ou introduza os dedos no fundo da cavidade bucal.
Se o afectado estiver consciente e não se tratar de uma queimadura interna por substância química, não deve administrar-lhe medicamentos após ter vomitado sem consultar previamente o Centro de Informação Antivenenos.
A ter em conta em caso de queimaduras por substâncias químicas
Em caso algum se deve induzir o vómito, pois as substâncias corrosivas podem produzir novas queimaduras ao atravessar o esófago.
Em caso de queimaduras por substâncias químicas, deve lavar-se a fundo a cavidade bucofaríngea. Se o afectado estiver consciente e as substâncias corrosivas tiverem alcançado o esófago ou o estômago, faça-o beber água (fria) em abundância para diminuir o grau de concentração.
Para um tratamento rápido em caso de intoxicação, deve-se conhecer a causa da intoxicação ou da queimadura por substância química, para se fazer uma análise. Uma vez estabilizado o estado do paciente, deve-se guardar os restos de comida, os comprimidos e os copos relacionados com o acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário