09 agosto 2013

Programa 6S

HOUSEKEEPING – PROGRAMA 6S

“Só aqueles que tem paciência para fazer com perfeição as coisas simples, adquirem perícia para fazer as coisas difíceis  com facilidade”Schiller.

OBJETIVOTer padrões aceitáveis de organização, higiene e limpeza (housekeeping) é um pré-requisito para começar Qualidade em uma empresa. Se a empresa não possui um padrão aceitável de organização, higiene e limpeza; é conveniente criar primeiro um mínimo de condições ambientais para se falar em Qualidade.  

Objetivos mais importantes do programa HOUSEKEEPING 6S:
  • Prevenção de acidentes
  • Melhoria da produtividade
  • Redução de custos
  • Conservação de energia
  • Melhoria do ambiente de trabalho
  • Melhoria da moral dos funcionários
  • Incentivo à criatividade
  • Desenvolvimento dos elementos básicos da Qualidade Total.
NECESSIDADE E IMPORTANCIA: 

O programa HOUSEKEEPING surgiu no Japão no final da década de 60, a partir da constatação de que as fábricas eram muito sujas, e de que os desperdícios eram incorporados a rotina diária, a ponto de não mais sensibilizar as pessoas.
A implantação do programa HOUSEKEEPING 6 S, com a inclusão do senso de segurança, contribui efetivamente para a recuperação das empresas através da melhoria de pequenas ações do dia a dia. No Brasil fica evidente a necessidade deste tipo de programa, pois só na construção civil há recordes de desperdícios com perda de aproximadamente 1/3 do material utilizado. No setor industrial há desperdícios em matéria-prima, materiais processados, tempo, energia, mão de obra, etc.
A importância de uma implantação (Housekeeping) como início das atividades  de Qualidade Total, é que se efetiva uma Ação Rápida, devido às suas características de fácil aplicação no trabalho, não exigindo grandes investimentos iniciais, além de ser facilmente assimilado por todos.


O QUE É O PROGRAMA HOUSEKEEPING 6 S?

Basicamente é a determinação de organizar o local de trabalho, mantendo-o limpo e arrumado, em condições padronizadas e com disciplina necessária para se realizar um bom trabalho.
O nome deste programa origina-se de palavras japonesas que foram traduzidas para o nosso idioma. Ultimamente tem sido acrescentado mais um “S” no programa: Senso de Segurança.
É um programa de execução, baseado em ferramentas práticas e simples para revolucionar a Gestão da Qualidade, no tocante a melhoria da qualidade de vida dos funcionários como também da melhoria do ambiente de trabalho e, como conseqüência da melhoria da qualidade de seus produtos ou serviços.
O programa contará com a participação de todos, fator primordial para sua implantação, pois todos terão oportunidade de opinar, ajudando a introduzir a gestão participativa na empresa.

6S

-SEIRI - Senso de Seleção;
-SEITON - Senso de Ordenação;
-SEISOU – Senso de Limpeza;
-SEIKETSU – Senso de Bem-Estar;
-SEITSUKE – Senso de disciplina e treinamento.
-SAFETY – Senso de segurança

Nenhum comentário: