05 agosto 2015

Preciso solicitar um orçamento para elaboração de um LTCAT, e agora? Quais avaliações solicito?

Essa já foi dúvida minha no passado e vejo hoje habitualmente muitos colegas que se deparam com o mesmo problema. Depois que recebi em minhas mãos da empresa que havia contratado para elaboração do LTCAT na empresa que trabalhava, percebi com o passar dos meses que algo não estava correto, percebi que a antecipação e o reconhecimento dos riscos não foi na prática, realizada por mim e que isso significou uma falta grandiosa. Uma antecipação e reconhecimento de riscos criteriosa é base para elaboração de demais programas de segurança e saúde, com qualidade.
Muitos colegas de trabalho nos pedem um auxílio nesse sentido. – Sérgio, estou com um problema, tenho que solicitar um LTCAT para minha empresa, quais avaliações devo solicitar? Perguntas a colegas como essa são comuns, mas respostas como, quais avaliações devem ser solicitadas não devem ser respondidas, a melhor resposta é: - Meu caro colega, você deve fazer o reconhecimento de riscos de sua empresa e só depois disso solicitar as avaliações que serão feitas.

Os motivos que levam a essa dúvida são basicamente três:

1 - O profissional não teve uma boa base de estudos técnicos ou de especialização para fazer um trabalho de antecipação e reconhecimentos dos riscos. Existem milhares de escolas técnicas em todo o Brasil que oferecem o curso para técnico em segurança no trabalho, mas menos da metade delas oferece um curso que prepare o profissional com atividades práticas, com exemplos de problemas com os quais eles irão se defrontar.

2 - O assunto foi abordado mas o aluno não se atentou a forma de como proceder. Muitos colegas escolhem o curso pelo baixo custo, pela falsa idéia de que será muito bem remunerado ou porque conseguirá entrar no mercado muito rapidamente. A escolha do curso com base nesses princípios não é a melhor, na maioria das vezes, o curso só é feito por uma motivação imprópria o que leva ao desinteresse.

3 - O profissional não passou por essa situação e consequentemente não teve ainda a experiência necessária a essa resolução do problema. A experiência se adquire com o tempo, mas a base de estudos é fundamental, a auto crítica do que ele está a realizar pode leva-los a respostas ou soluções alternativas.

O problema surge, quais alternativas poderia seguir:

1 - Requisitar serviços de uma empresa conceituada que ofereça serviços de qualidade com profissionais experientes e com ética (ética é um termo que nesse artigo não vou me alongar, mas se constitui um caso sério);

2 - O profissional para solicitar um orçamento precisa antes de tudo, dividir sua empresa em grupos homogêneos de exposição aos riscos (grupos homogêneos são grupos de trabalhadores que compartilham os mesmos riscos), identificar as tarefas executadas, equipamentos e produtos utilizados, identificar os riscos físicos, químicos e biológicos (;

Perguntas básicas:

Pergunta: Como encontrar uma empresa fidedigna no âmbito de prestação de serviços de segurança no trabalho?

Respostas: Através de indicações fiéis de colegas de trabalho, procure tomar cuidado com indicações que sejam influenciadas por interesse e se atenha apenas a indicações por uma boa qualidade. Outra forma de identificar uma boa empresa é reconhecer os seus clientes, principalmente quanto ao tempo que essa empresa presta serviços.

Pergunta: Como identificar os riscos de uma função, setor ou grupo homogêneo?

Respostas: Exietem diversas ferramentas para identificação de riscos. Os profissionais que lidam com higiene ocupacional fazem uso de uma ferramenta chamada APRHO - Análise Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional, basicamente se constitui de uma planilha com os passos das tarefas e os riscos geradas pela sua execução. Essa planilha ajuda na qualidade, na identificação dos riscos e até contribuiu em demais programas de segurança.

Pergunta: Não sei o nome do procedimento que é realizado para os riscos identificados.

Resposta: Quando a dúvida surge no nosso dia a dia de trabalho a melhor atitude é pesquisar, estudar ou até fazer um curso de aperfeiçoamento, mas não se preocupe, não se desespere, o mais importante nesse trabalho é fazer o bom reconhecimento do risco e separá-los por GHE´s, depois disso simplesmente diga a empresa que precisa de avaliações qualitativas para os riscos ruído, poeira ou hidrocarbonetos aromáticos. Se você escolheu uma empresa com méritos, ela será responsável por indicar qual equipamento e procedimento de avaliação irá realizar.

As dúvidas surgem todos os dias, principalmente por aqueles que compartilham os mesmos motivos que levaram a essas dúvidas. Tenha em mente sempre uma coisa, o fato de não saber o que ou como fazer não faz de você uma mau profissional, mas o fato de o profissional continuar errando sem buscar ajuda de alguma forma, contribui para o desenvolvimento de maus trabalhos e a consequente desqualificação.
  
Autor: Sérgio Bigi dos Santos

2 comentários:

Wanderson disse...

Olá, meu amigo Sérgio!!

Ótima matéria. Tocou em pontos fundamentais acerca do LTCAT! E hoje sei que ele não é um "bicho de sete cabeças". Quanto aos profissionais da área prevencionista: devem sempre aprofundar-se nos assuntos pertinentes à esta, uma vez que os cursos traçam apenas linhas gerais, devendo cada um buscar aprofundamento. Pois terminar o curso não quer dizer parar de estudar, não é mesmo?! (risos)

Se cuida.
Abraço!

Sérgio Bigi disse...

Vlw Wanderson, um grande abraco meu caro, apareca.