05 julho 2009

APH - Atendimento Pré Hospitalar: Bebê é salvo com ajuda de bombeiro pelo telefone

Fonte: G1-Globo.com

Campinas/SP - Um bebê de um ano e seis meses que estava desmaiado e não respirava foi reanimado com a orientação passada por telefone pelos bombeiros no início da tarde de quinta-feira, 2, em Campinas, a 93 km de São Paulo. A avó conseguiu reanimar a criança massageando seu tórax e fazendo respiração boca a boca. De acordo com o soldado Renato Marques Soutello, que deu as orientações por telefone, a agilidade no atendimento é muito importante em casos como este.

De acordo com os bombeiros, a criança, que já estava gripada, começou a ter convulsões. Sua avó, que cuidava dela no momento, sem saber o que fazer, saiu à rua com a criança no colo pedindo ajuda. Foi quando uma vizinha a ajudou ligando para o telefone 193 - emergência do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Soutello, as informações passadas pela mulher configuravam um quadro de parada respiratória. A primeira atitude do soldado foi solicitar o endereço para mandar uma unidade de salvamento. “Enquanto a viatura estava a caminho, foram passados os procedimentos de parada respiratória. Com certeza, é fundamental fazer as manobras de desobstrução das vias aéreas, verificar se há respiração, circulação, ver se há catarro.” Ele afirma que essas medidas, feitas sob orientação, foram importantes para impedir uma parada total.

A criança voltou a respirar depois que o soldado deu instruções para que a avó fizesse massagem no tórax e respiração boca a boca. Alguns minutos depois de a criança ter voltado a respirar, uma ambulância do Samu chegou ao local.

A criança foi atendida pelo Samu e encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Madre Teodora. De acordo com a assessoria, o quadro da criança é estável. Ela chegou a ser encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite de quinta-feira, 2, depois de ter novas convulsões, mas já está acordada.

Os médicos trabalham com hipótese de convulsão febril, mas ainda aguardam resultados de exames clínicos. A expectativa é que ele saia da UTI na noite desta sexta-feira, 3, e que seja liberado no sábado.


Dia dos Bombeiros

Soutello diz que este salvamento foi muito emocionante, pois nesta quinta-feira, 2, foi comemorado o dia dos Bombeiros no Brasil e no sábado, 4, ele completará 26 anos. “Neste dia houve muitas ligações de agradecimento e parabenizando pelos dias dos bombeiros”, diz.

Durante o atendimento, o soldado manteve a calma enquanto dava as orientações. Ele diz que, quando a vizinha avisou que o socorro chegou, ele se sentiu aliviado. “Tenho uma sobrinha de dez meses, pensei nela, pensei na situação da criança. Enfim, só queria que ela voltasse a respirar."


Ouça o vídeo de conversa entre o bombeiro e a vizinha:


Nenhum comentário: