19 setembro 2009

Gestão da rotina em uma terceirizada



A gestão de terceiros é uma questão que merece bastante destaque e atenção no âmbito de um Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de qualquer empresa.

O gerenciamento da rotina na empresa prestadora de serviços certificada ISO9001:2000 é executado através do uso de uma ferramenta chamada matriz de rotina. Para a aplicação da ferramenta existe um método que foi padronizado pela empresa e é um de seus procedimentos operacionais. O método está dividido em 8 etapas distintas, que estão ilustradas na Figura 1 apresentada adiante.


A matriz de rotina é elaborada e gerenciada através de um método que está embasado no ciclo PDCA. O primeiro passo para a elaboração da matriz é a realização de um planejamento mensal das tarefas a serem executas. Este plano é elaborado com todos os participantes dos processos que serão executados. O planejamento visa identificar as tarefas a serem realizadas, a atribuição de responsabilidades e prazos, que devem ser cumpridos e checados diariamente. Cada colaborador da organização deve executar as ações que lhe foram atribuídas, para tanto a matriz de gerenciamento contempla uma coluna que possui a descrição de ‘como’ a tarefa deve ser realizada. A execução das ações é acompanhada diariamente, bem como o percentual de ações concluídas, com base no planejamento inicial.

Caso a ação não tenha sido realizada dentro do prazo previssto deve ser realizado um estudo de causas e a proposição de ações corretivas, visando sanar o atraso da execução da ação e evitar que se repita (no caso de existir uma ação semelhante). Vale destacar que o status das ações planejadas é acompanhado por um sinaleiro, onde as ações concluídas são identificadas pela cor verde, as ações em andamento em amarelo e as atrasadas em vermelho.

Nenhum comentário: