27 setembro 2011

Cortes e Soldas em Ambientes Confinados

Corte e solda em ambientes confinados trazem grandes riscos à vida e à saúde, pois há a possibilidade de ocorrer intoxicação, explosão, incêndio, choque elétrico, etc.
 
Gases inertes usados em soldagem como: argônio e CO, por exemplo podem matar uma pessoa em poucos instantes sem que ela perceba o que está ocorrendo.

Por esse motivo é fundamental que seja garantido ar respirável, com renovação constante e que seja garantido no mínimo 19,5% de oxigênio. Isso pode ser feito com ventiladores e exaustores e/ou por meio de máscara facial com linha de ar mandado com cilindro de ar comprimido.

É sempre bom lembrar que o corte e a soldagem executados em ambientes confinados geram gases, fumaças, vapores e misturas explosivas, além de raios(ultravioleta e infravermelho) que agridem os olhos e pele.

Por isso, para a liberação de trabalhos nessas condições, são necessárias as seguintes medidas de prevenção e proteção:

·         Todo as  etapas do trabalho devem ser planejadas, iniciar cada tarefa mediante PT e asssessoramento de profissional de Segurança;
·     Não permitir execução de trabalhos de pintura e limpeza de peças com desengraxantes  em espaços confinados onde serão executados corte e soldagem;
·        Deverá ser garantido ar respirável, permanentemente renovado, com no mínimo 19,5% de oxigênio e totalmente isento de gases ou vapores perigosos;
·  Nunca usar oxigênio puro na ventilação de espaços confinados, assim evita-se formação de atmosfera explosiva;
·    Afastar e/ou proteger as mangueiras de suprimento de ar, de fontes de fagulhas, partículas incandescentes e arestas cortantes, mantendo o ambiente organizado e limpo;
·  Providenciar iluminação adequada(máximo de 12V corrente contínua com transformador de separação);
·     Manter um observador treinado, do lado de fora, junto a boca de visita, esse trabalhador terá a função de auxiliar o(s) executante(s) em situações de emergência:
·   As equipes executantes devem dispor de recursos adequados de comunicação e conhecer o sistema de controle de emergência da empresa e os procedimentos a dotar em caso de acidente e/ou incidente.


"Como vimos, trabalhos em ambientes confinados requerem critérios e procedimentos adequados para a preservação da vida, da saúde e das instalações da empresa.
Portanto, mais uma vez prevenção e proteção são o melhor caminho."

Um comentário:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

É muito bom ver sobre esse tema clareza como está no seu blog hoje, pois desse tipo de trabalho não conheço nada, é sempre bom estar aprendendo com o Seu blog! Um abraço Sergio, que Deus o abençoe!!!