17 março 2012

Análise de Risco de Equipamentos de Pressão

Equipamentos de pressão, tais como vasos de pressão e instalações de processos diversos, estão sujeitos a regulamentações estatutárias locais. A fabricação de equipamentos de pressão novos deve ser avaliada por organismos credenciados; serviços de inspeções são freqüentes em locais que desejam certificar a integridade destes equipamentos potencialmente perigosos. A SGS Industrial Services é credenciada em equipamentos de pressão para avaliações de conformidade, bem como para Inspeções Voluntárias e Estatutárias. Por exemplo, para a Diretiva de Equipamentos de Pressão Européia (PED: Pressure Equipment Directive), a SGS é Empresa Notificada para todos os módulos.



A SGS é credenciada ISO/IEC 17020 e mantém credenciamentos em vários países, bem como possui inspetores ASME disponíveis em vários locais ao redor do mundo. Fabricantes e usuários de equipamentos e vasos de pressão beneficiam-se de nossa experiência de anos, dos equipamentos modernos e especialidade da SGS.


  • A operação de equipamentos pressurizados geralmente involve certos riscos, por conseguinte regulamentações estatutárias rígidas se relacionam a estes equipamentos. Durante o projeto do equipamento de pressão, a análise de risco é uma fase vital para garantir um projeto seguro. Ainda durante o serviço, as análises de risco são necessárias quando mudanças são feitas nas instalações. A SGS Industrial Services pode oferecer assistência com as análises de rísco e pode verificar e aprovar análises de risco como parte do projeto de Avaliação de Conformidade.



Essencialmente, uma análise de riscos envolve:

- Atravessar a peça do equipamento ou instalação e identificar todos os riscos potenciais;
- Estimar a possibilidade de ocorrência de riscos;
- Identificar medidas locais;
- Definir medidas adicionais que ainda necessitem ser tomadas;


Dependendo do tipo de equipamento de pressão e do tamanho das instalações, há vários métodos de análise de riscos disponíveis, tais como Hazop/Hazan, Análise Fault Tree, FMEA e outras. Especialistas da SGS ao redor do globo estão lá para assessorar nossos clientes com a análise de risco especializada para equipamentos de pressão. A equipe de líderes e secretários Hazop da SGS pode liderar cessões de estudo Hazop; os engenheiros de equipamento de pressão SGS podem liderar de modo passo a passo o processo FTA e FMEA; validade da análise de risco pelas normas internacionais referentes.

Nenhum comentário: