02 março 2012

Cadeira suspensa

Comuns em serviços de impermeabilização, lavagem e pintura de fachadas, as cadeiras suspensas também podem ser consideradas equipamentos de elevação de trabalhador. Conforme ensina Beroaldo Maia, do CPR/PE, o uso delas é permitido nas atividades em que a instalação de andaimes não é possível. Contudo, ele adverte que, para poderem ser adotadas, as cadeiras devem atender a algumas exigências. “Elas devem apresentar em sua estrutura a razão social e o CNPJ do fabricante; e dupla trava de segurança. Além disso, precisam ser ergonomicamente confortáveis e ter sistema de fixação do trabalhador por meio de cinto”, orienta.


De acordo com Maia, em qualquer procedimento em que é necessário o uso de equipamentos de elevação, é preciso seguir alguns passos básicos de segurança.
“É necessário que sejam realizados treinamentos adequados, que orientações sejam dadas aos trabalhadores através de ordens de serviço, que investimentos em proteção coletiva sejam feitos, e que o uso de proteção individual seja exigido”, enumera. 



Jófilo Moreira Lima Júnior, coordenador do Programa de Engenharia de Segurança do Trabalho na Indústria da Construção (Proesic), da Fundacentro, julga que a legislação brasileira poderia absorver experiências estrangeiras para promover mais segurança nas atividades suspensas. “Na Europa, eles seguem a lógica da segurança do produto. Então, quem é o responsável técnico, quem tem que se preocupar com questões como dimensionamento de andaimes e programas de manutenção, por exemplo, é a empresa fornecedora do equipamento e não o profissional da segurança”, conta. “Assim, o prevencionista tem mais tempo para se preocupar com a gestão da Segurança de sua empresa”, aponta.









Cadeira Suspensa
Características

* Dupla trava de segurança:
- Trava queda independente
- Sistema Apport de Freio Automático
* Sistema de cabo de aço passante
* Cabo de aço galvanizado de Ø=1/4"(6,4mm)6x19-AA
* Assento metálico:
* Peso, sem cabo de aço = 18kg
* Dimensões: 75X65 cm
* Permite instalação em qualquer posição do cabo
* Capacidade de carga: 116 kg

Um comentário:

Nestor - ---------------------------- disse...

O trabalho em altura envolve mesmo muitos riscos. Estar de olho no equipamento é primordial para o sucesso do trabalho.

Abração Sergio.