24 maio 2009

SINAIS DE SALVAMENTO OU EMERGÊNCIA

Características intrínsecas:

• Forma rectangular ou quadrada;
• Pictograma branco sobre fundo verde (a cor verde deve cobrir pelo menos 50% da superfície da placa).

Primeiros socorros, macas e telefones para salvamento



Os empregadores devem assegurar a informação actualizada aos trabalhadores e seus representantes sobre as medidas de primeiros socorros, bem como as pessoas ou serviços responsáveis de as pôr em prática. Em todos os locais onde as condições de trabalho o justifiquem, deve existir material de primeiros socorros de fácil acesso e devidamente sinalizado, bem como as malas ou armários onde aquele material é guardado. O número de instalações de primeiros socorros em cada local de trabalho é determinado em função do número de trabalhadores, do tipo de actividade e da frequência dos acidentes. As instalações devidamente sinalizadas devem ter os equipamentos e o material indispensáveis ao cumprimento das suas funções e permitir o acesso fácil a macas.

Duche de segurança e lavagem dos olhos



Devem existir chuveiros, nomeadamente os de segurança, sempre que o tipo de actividade ou a
salubridade do local de trabalho assim o exija.
Nos locais de trabalho ou na sua imediata vizinhança devem ser instalados chuveiros com água a temperatura adequada, nomeadamente para lavagem dos olhos, e o telefone para salvamento e primeiros socorros.

Indicação da direcção a seguir

São sinais adicionais às placas anteriores, indicando um caminho a seguir, nomeadamente a direcção para os primeiros socorros, a maca, o duche de segurança, lavagem dos olhos e o telefone para o salvamento e primeiros socorros.

Indicação da direcção de uma saída de emergência



Indicam a direcção das vias/saídas de emergência, em todos os locais de trabalho, permitindo assim a evacuação rápida e em máxima segurança dos trabalhadores, nomeadamente em caso de incêndio, quer nos estabelecimentos industriais quer nos comerciais, bem como nos edifícios da administração central, regional e local, instituições de interesse público e entidades tuteladas pelo Estado.

Localização de uma saída de emergência



Deve ser colocada por cima das portas ou, caso seja impossível, suspenso no tecto. As portas de emergência não podem ser de correr, nem rotativas, nem estar fechadas à chaves, abrindo sempre para o exterior de forma rápida e facilmente acessível a qualquer pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ajudou-me no trabalho de Educação Tecnológica.
Continue.
Maiores Comprimentos,

Mónica Sousa