19 junho 2011

Onde vou trabalhar?

Desde que nasci - e olha que isso já faz um bom tempo - nunca vivemos no Brasil sem o grande problema do desemprego. E este problema ainda é maior quando não temos a chamada experiência, o que gera um círculo estranho: as pessoas não têm emprego porque não têm experiência e não têm experiência porque não têm emprego. Assim, falar de escolha no emprego pode parecer algo meio estranho. No entanto, muito além da mera sobrevivência, existe uma coisa chamada satisfação que, sempre que possível, deve ser levada em conta. Aliás, a satisfação é boa tanto para o profissional quanto para a organização - já que quando ela não existe, o rendimento é bastante comprometido. Nas palestras que faço por aí, muita gente me pergunta sobre emprego. Como o assunto é muito freqüente, resolvi transcrever um pouco do que digo em texto. Pouca gente nota ou presta atenção, mas embora a formação do técnico de Segurança do Trabalho seja única - o mesmo ocorre com os demais profissionais da NR 4 (SESMT) - os segmentos de atuação são os mais variados possíveis. E não apenas variados nas atividades industriais, comerciais ou de serviços, mas, principalmente, na forma de atuação que se espera de determinado profissional. Observar isso previamente é muito importante até para que aquele que pretende ingressar no mercado de trabalho foque seus interesses em aprendizado suplementar voltado para aquela área - lembrando, é claro, que esta complementação não se refere apenas às técnicas da prevenção em si. Na prática, isso quer dizer que é preciso entender e analisar um pouco mais o próprio perfil para saber, assim, em que tipo de atuação haverá mais chances de se dar melhor.

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS

Alguns, pelo jeito de ser e pelas habilidades naturais, atuarão com mais gosto, por exemplo, em organizações onde o forte seja a gestão de Segurança e Saúde. Então, poderão se dar bem cuidando de papéis, organizando programas, etc. Outros poderão ter mais sucesso atuando em uma frente de obra - correndo em constantes inspeções, replanejando quase que
diariamente o trabalho, etc. Obviamente que não é porque um sujeito tem dificuldades em falar em público que não poderá jamais fazê-lo ou mudar isso. Se tem desejo de atuar fazendo palestras e apresentações, melhor então que se dedique desde já a aprender as técnicas que o ajudam a fazer melhor. Ao mesmo tempo, se o profissional não for dos mais organizados ou não tiver uma boa comunicação escrita e deseja atuar em processos de gestão mais elaborados, é bom que comece a trabalhar nesta direção. A saída é ler mais e dedicar parte do tempo a melhorar as deficiências, que podem ser depois dificuldades para conseguir aquilo que se deseja. Talvez tenhamos, sim, que trabalhar um pouco mais, dedicar um pouco mais de nosso tempo para conseguirmos nosso objetivo. Então, faça antes de mais nada uma auto-análise e veja onde seu perfil se enquadra melhor. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Muitas pessoas perguntam também quais as especialidades devem ser buscadas. Digo sempre que um bom profissional deve conhecer profundamente as bases de sua área de atuação. Conhecer - e não decorar - a legislação é essencial. Conhecer significa entender, saber o porquê de cada coisa em relação à prática. O mercado carece muito ainda de profissionais que sejam capazes de saber o que fazer com a legislação, de como transformá-la em práticas gerenciais ao invés de apenas repeti-las. Daí em diante, com certeza, você vai notar afinidades com algumas das áreas e práticas dentro da prevenção e, obviamente, irá associar isso à realidade do mercado de trabalho que há na região onde pretende trabalhar. Atuar profissionalmente levando em conta apenas os interesses de sobrevivência pode levar até a algum tipo de sucesso, mas jamais à realização. Fazer o que se gosta é essencial. Não há exagero em dizer que estas análises e escolhas são importantes demais e que a ausência delas tem sido a causa da frustração de muita gente que poderia agregar valor às organizações e a nossa área. Quem escolheu ser um prevencionista tem um leque maior de opções - muito maior do que a maioria das demais profissões. Lembre-se: você fará sempre melhor aquilo que gosta de fazer.

Cosmo Palásio de Moraes Jr. - Técnico de Segurança do
Trabalho e coordenador do e-group http://br.groups.yahoo.com/group/sesmt
cpalasio@yahoo.com.br

Nenhum comentário: