26 julho 2011

Análise de Risco: Fabrico - Trancar

Linha de produção numa fábrica.


Um operador de uma linha de produção pára o trabalho para desbloquear uma máquina (no final do seu turno). O operador não isola a máquina nem desliga a alimentação na fonte. Outro operador inicia o trabalho e liga a máquina, enquanto o primeiro operador ainda está a tentar desbloquear a máquina.Incorrecta


Um operador de uma linha de produção pára o trabalho para desbloquear uma máquina (no final do seu turno). O operador não isola a máquina nem desliga a alimentação na fonte. Outro operador inicia o trabalho e liga a máquina, enquanto o primeiro operador ainda está a tentar desbloquear a máquina.

 

Um operador de uma linha de produção pára o trabalho para desbloquear uma máquina (no final do seu turno). O operador corta a energia eléctrica e isola a máquina com um cadeado, para que mais nenhum trabalhador possa ligar a máquina até que o operador termine a sua tarefa de desbloqueio da máquina.  Outro operador tenta ligar a máquina, mas não consegue por causa do cadeado no interruptor da alimentação.Correcta


Um operador de uma linha de produção pára o trabalho para desbloquear uma máquina (no final do seu turno). O operador corta a energia eléctrica e isola a máquina com um cadeado, para que mais nenhum trabalhador possa ligar a máquina até que o operador termine a sua tarefa de desbloqueio da máquina. Outro operador tenta ligar a máquina, mas não consegue por causa do cadeado no interruptor da alimentação.

 O problema


As máquinas matam pessoas, apesar de os riscos provocados por máquinas em movimento não serem novos. Os operadores têm de parar e pensar antes de trabalharem com as máquinas, em especial quando resolvem bloqueios de máquinas ou executam reparações com a máquina ligada.

A solução


Isole e tranque as máquinas e assegure-se de que a alimentação do equipamento está cortada, o que diminui o risco de lesões graves ou fatais.

Nenhum comentário: