26 julho 2011

Análise de Risco: Transportes - Plataforma móvel

Um trabalhador está a colocar um sinal de direcções na parede de um edifício industrial.

O trabalhador está a usar uma escada para colocar um sinal a cerca de 4 m do chão na parede de um edifício industrial. Está a usar uma aparafusadora sem fios, mas não está a usar capacete. Não há protecções na escada para evitar uma colisão com o trânsito, não há sinais de perigo e não está uma pessoa no fundo da escada. Um veículo que passa bate na escada e o trabalhador cai ao chão. Au!Incorrecta

O trabalhador está a usar uma escada para colocar um sinal a cerca de 4 m do chão na parede de um edifício industrial. Está a usar uma aparafusadora sem fios, mas não está a usar capacete. Não há protecções na escada para evitar uma colisão com o trânsito, não há sinais de perigo e não está uma pessoa no fundo da escada. Um veículo que passa bate na escada e o trabalhador cai ao chão. Au!

 

O trabalhador está a usar uma plataforma móvel para colocar um sinal a cerca de 4 metros do chão na parede de um edifício industrial. Está a usar capacete, colete de alta visibilidade e uma aparafusadora sem fios. A área à volta da base da plataforma está resguardada com barreiras de protecção, há sinais de perigo ("homens a trabalhar") e um sinal de desvio e está uma segunda pessoa na base da plataforma. Correcta

O trabalhador está a usar uma plataforma móvel para colocar um sinal a cerca de 4 metros do chão na parede de um edifício industrial. Está a usar capacete, colete de alta visibilidade e uma aparafusadora sem fios. A área à volta da base da plataforma está resguardada com barreiras de protecção, há sinais de perigo ("homens a trabalhar") e um sinal de desvio e está uma segunda pessoa na base da plataforma.

O problema

Os trabalhos de manutenção numa área usada por veículos podem ser perigosos se a área não estiver claramente marcada e se não existirem barreiras de protecção. Por lei: as vias de circulação com locais de trabalho devem adequar-se às pessoas e veículos que as utilizam; se os veículos e as pessoas partilharem a mesma via de circulação, tem de haver uma separação suficiente entre os dois; as pessoas/veículos têm de poder usar uma via de circulação sem causar perigos à saúde ou segurança das pessoas que trabalham nas suas imediações.

A solução

Formas eficazes de manter os veículos afastados das pessoas: barreiras de protecção; marcações claras para separar veículos e pessoas; se tiver de colocar uma escada numa zona com trânsito, use uma barricada ou guarda para evitar colisões inesperadas. Feche ou bloqueie as portas nas imediações que possam abrir-se em direcção a si. Mantenha a área à volta da base da escada desimpedida. Evite o desequilíbrio da escada, apoiando-a numa base sólida e nivelada.

Nenhum comentário: