Incorreta
Um agricultor está a reparar placas do telhado danificadas num edifício agrícola a cerca de 4 metros do chão. Está a usar apenas uma prancha de um andaime para andar no telhado. Quando o agricultor se pôs de pé, perdeu o equilíbrio tombou para cima do telhado e caiu no chão. O agricultor subiu com uma escada (não estava presa e não tinha uma barreira de protecção no cimo) e percorreu o telhado. Não havia barreiras de protecção, protecções no beiral, pranchas para andar no telhado nem outros meios que evitassem uma queda.
Correcta
O trabalhador agrícola sobe para o telhado numa plataforma de trabalho elevatória móvel para substituir a placa do telhado. Há um aviso que diz claramente "telhado frágil".
O problema
As quedas em altura continuam a ser a causa mais comum de acidentes de trabalho mortais. Muitos dos telhados dos edifícios agrícolas são velhos e não têm a manutenção adequada e são frequentemente feitos de fibrocimento. Os agricultores / trabalhadores agrícolas são "mestres dos sete ofícios" e frequentemente têm de fazer trabalhos para os quais podem não estar preparados, muitas vezes com equipamentos desadequados ou errados.
A solução
parta do princípio que os telhados são frágeis, a não ser que possa confirmar o contrário; evite trabalhar num telhado se for possível trabalhar de outra forma; nunca vá para uma parte do telhado frágil sem usar plataformas que suportem o seu peso; afixe avisos nos edifícios com telhados frágeis; nunca caminhe ao longo da linha dos parafusos de fixação; assegure-se de que as plataformas têm dimensões suficientes para dar o apoio adequado; proteja-se contra quedas no telhado frágil perto da plataforma
Um comentário:
Conteúdo de grande utilidade.
Postar um comentário